sábado, 5 de março de 2011

A justiça das crianças

Outra historinha dos 12,13,14 anos. Lembro de uma briga de meninos, no geral meu irmão e eu éramos da turminha dos que não deixavam, íamos lá e separávamos as "tretas". Um pra cada lado e depois com muita diplomacia, negociações internacionais e pedidos simplórios, conseguíamos que os dois se reunissem no meio da quadra de multiesportes para um singelo aperto de mão, é o pedido máximo de desculpas nessa idade.

Mas ontem me lembrei de um dia diferente. Meu irmão é 4 anos mais velho que eu, consequentemente era mais velho que meus amigos também, e por esse motivo era também O Mais Forte. Cabia à ele e só a ele a decisão de parar uma briga, separar os brigões e julgar um culpado, somente a ele e aos seus 75 quilos.

Um dia estourou mais um a briga no playground e quando avancei para separar os dois moleques, antes de qualquer passo meu irmão decretou "Espera, deixa ele apanhar um pouco"... Ficamos todos lá, vendo o menino apanhar, o menino tinha um olhar desesperado para nós, ele queria ajuda. Depois do primeiro soco na cara meu irmão resolveu que ele já havia sido punido, sabe lá Deus por qual pecado, e então corremos lá e separamos como se fossemos os anjos da lei. Naquele dia aprendi que tem gente que merece apanhar um pouco, mas aprendi também que essa decisão não cabe a nós... Cabe a vida... Ou ao meu irmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário