segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O Estrangeiro - Albert Camus

Um dos mais inspiradores livros da história. Inspirou Chico Buarque em ESTORVO. E ambos me inspiraram no meu " ensaio". O Estrangeiro é narrado em primeira pessoa e transmite um desespero cruel. Uma crítica muito filosófica de "o que é ser humano" e "para que ser humano ?". É refinado e clássico. Mersault ( personagem do livro) é de certa forma estrangeiro no mundo mas residente em todos nós. Pelo menos em mim. Camus narra cada fato com o olhar do homem cotidiano e a delicadez do autor que não entra na frente da personagem. Com esse livro acho que aprendi muito sobre escrever criar e entender um livro. Assim como ESTORVO foi um dos livros que mudarão minha vida.
"O mar trouxe um sopro espesso e ardente. Pareceu-me que o céu se abria em toda sua extensão deixando chover fogo. Todo o meu ser se retesou e crispei a mão sobre o revólver. O gatilho cedeu, toquei o ventre polido da coronha e foi aí, no barulho ao mesmo tempo seco e ensurdecedor, que tudo começou. Sacudi o suor e o sol. Compreendi que destruíra o equilíbrio do dia, o silêncio excepcional de uma praia onde havia sido feliz. Então atirei quatro vezes ainda num corpo inerte em que as balas se enterravam sem que se desse por isso. E era como se desse quatro batidas secas na porta da desgraça"


-Albert Camus. O Estrangeiro*

Um comentário: