segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

TV / TEATRO / CHAVES / EU

O que quer todo ator? Ser convincente em qualquer papel, e toda comédia já tem um tom de mentira, e aí está o gosto que todo ator esconder como puder a maior mentira que conseguir
Roberto Gómez Bolaños fazendo um garoto pobre, bobo, atrapalhado, inocente e marginalizado consegue convencer, me convence sempre, é um realismo tão forte nos olhares que se trocam naquela vila que muitas vezes penso " eles não fazem graça" e não fazem mesmo ...essa é a grande comédia, onde o humor vem no texto dito da forma mais apaixonada mais crível , não é uma fórmula de sucesso qualquer é a fórmula de qualquer sucesso (justo) é talento.
Quando montei o Santo e a Porca ( como estudo na EAWM) não tinha essa noção de comédia, mesmo a Professora Juçara Morais (sim Juçara com "ç" ) sempre nos dando essa dica ( lei). Na época fiquei feliz com o que desenvolvi, hoje já me sinto mais covarde com o meu Dodó Boca-da-Noite nessa montagem, quem sabe eu o faça algum dia com um pouco mais de respeito, talvez dessa vez eu possa olhar Caroba com uma pouco mais de sinceridade, como se fosse eu Chaves e Benona, Chiquinha...

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Oduvaldo Vianna Filho


O Vianinha cada vez mais vivo. O Teatro de Arena Eugênio Kusnet , cada vez mais vivo.

Vianinha (São Paulo, 4 de julho de 1936 — Rio de Janeiro, 16 de julho de 1974) foi um dramaturgo, ator e diretor de teatro e televisão brasileiro.)

Que ano hein seu Vianinha? - Chapetuba Futebol Clube com um elenco enredado uma direção que corresponde ( direção Zé Renato) de forma simples seu texto tão moderno, a arena que ficou parecendo a sala de casa , é o teatro que você esperava?O realismo proposto foi dos melhores, um texto que vem baixo e de repente ganha um visceralidade incrível. Que elenco! Que teatro!

Esse espetáculo que faz parte do programa de revitalização do Arena, vem dando muito certo ( não posso dizer a respeito de público) em qualidade, a leitura de "Rasga Coração", ja disse com todas as letras " Vem vindo outro dos grandes" e agora é merda , merda pro elenco e direção, que ano hein seu Vianinha? E no final ainda palmas e mais palmas pelos anos de carreira do diretor Zé Renato , de forma pequena fiz parte disso , estava lá ... (http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_teatro/index.cfm?fuseaction=personalidades_biografia&cd_verbete=778)

Viga Espaço Cênico vem com "Mão na Luva"... que show! O espetáculo tem uma energia pra passar pelo passado e presente, uma energia que espanta, os atores, Isabella Lemos e Marcelo Pacífico fazem o que podem pra decorar o texto com suas energias, e que energias! o texto tem um realismo que assusta os casados da platéia, esse é o Vianinha !
(Co-produção e supervisão artística: Grupo TAPA).

O mesmo grupo TAPA que tem como diretor Eduardo Tolentino de Araújo o mesmo Tolentino que foi ver a leitura de "Rasga Coração" ( sim eu te vi) ...o mesmo que deu uma palestra muito esclarecedora na EAWM ( sim eu estava lá) , daquelas palestras que te motivam, daquelas que te fazem entender , até o que você já sabia fazer, das que te dão consciência, é teatro do bom , é teatro bem feito por gente que gosta do que faz ...

E lá vou eu perseguindo isso tudo ...