sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Uma das coisas mais bonitas do mundo: Um bebê lutando para não dormir. Remete-me a um lingüista que perde o sono com o intuito de falar alemão mais depressa. Como se o sono fosse um tipo de morte os bebês lutam para não deixarem de conhecer a vida enquanto a gente dorme... Essa é a primeira luta que perdemos. Daí pra frente a maioria desiste de tentar conhecer todas as coisas do mundo, o resto vive pouco porque dorme pouco e morre logo. Os bebês pertencem à ordem do futuro e os homens à ordem das possibilidades.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O direito é a atribuição dos méritos de cada um dos cidadãos que sofrem disputas jurídicas ou cotidianas. Direito é o jubilo da justiça. A justiça se desenvolve por mecanismos técnicos e também escorre pelo âmbito do passional, visto que são os homens que a regem. As normas jurídicas solidificam a moral, a ética e o bem estar sociais de cada um dos homens que pretendem se harmonizar em sociedade livre. A justiça pretende também a segurança dos nossos direitos, vontades e ambições, a justiça prevê a lógica e justifica os meios, a justiça descende do escambo. O direito é uma promessa social que envolve os homens em uma rede de leis invisíveis e deveres éticos, o direito de um estado o obriga ao pacifismo.

A detonação da vida também provém do direito legal, a legalização do escárnio e da animalidade. O espírito da lei acaba visitando plenários e plantas aquáticas, dá na mesma. A luz se joga morta sobre a desesperança que a justiça prega, quando abençoa o culpado com o benefício da lei.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Reunião azeda de cores.

Eu irmão de irmão nenhum. Minha metade masculina perdida por aí, eu sorrindo pelo tempo que passou, eu irmão de uma saudade sem fim, por ele e só por ele eu voltaria no tempo, depois de agora eu nunca mais quis ser criança´, mas só por ele eu queria perder minha consicência quilo a quilo dos meus 75 quilos.

Hoje eu jantei com a distância e encontrei meu irmão na rua, na verdade meu irmão transmutado em um muro vermelho-mel que me lembrou o temperamento dele.

Meu irmão que agora vive do próprio trabalho que nunca mais poderá parar de trabalhar ( se não para de viver ).

Eu com menos razões para voltar pra casa e pra comer o último iogurte da geladeira.

Do meu irmão eu tenho saudade dos dentes e dos constrangimentos que ele causava, meu irmão perdido no mundo, eu perdido no mundo sem me encontrar comigo de hoje,

um Deus que não chove no verão.

Sensação de que ele esqueceu a chave e tá pra sempre me esperando no portão.

Irmão tradição, irmão ritual, irmão mesma saliva e meus cabelos.

O cara de olhos diferentes.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Sobre Sensação de Algodão.



Falo da solidão que cerca os atendentes e os motoristas, essa vontade de não deixar fugir um olhar que de alguma forma nos comunicou algo. Eu já estiquei conversas passageiras e as cidades enormes e populosas acabam criando sozinhos mecânicos. A forma como conversamos com nossas famílias, amigos e vizinhos, e continuamos, no fundo, esperando alguém que nos ligue as 3:45 da manhã pra dizer que comeu cream cracker e lembrou da gente. Talvez eu esteja acreditando que possa haver uma amizade-filme-de-Hollywood, mas isso não acontece por pura utopia, acontece por esperança. O som da chuva e a melancolia de sentir-se pequeno em relação aos eventos naturais. Pergunto-me aqui qual importância de sermos o que somos em meio aos furacões os trovões e a solidão incurável de sermos nós mesmos em meio a sei lá quantos bilhões de seres humanos que habitam... Os supermercados.




Sobre Dolosas Coxas





A solidão dos homens vem do berço, do pai que lhe rouba a mãe, do colega de sala que lhe rouba a professora. Eu falo da minha solidão. De qualquer forma este é um texto importante para mim, é resultado de uma fase que me tirou a fé em muitas coisas, do amor, da vida e das longas e míticas voltas por cima que a gente cresce acreditando que se pode dar após um tombo. Quando senti que não parava mais de cair, quase sem pensar e a partir de uma frase, desenvolvi todo o texto em poucos dias e foi assim que as coisas foram amontoando-se na tela do computador, tinha acabado de ler “O Anjo Pornográfico” e a partir dessa estética, dei voz ao meu sentimento de imensa devastação e desesperança não só quanto ao “amor”, mas também quanto ao ser humano como instituição e abrigo. Num momento onde havia parado o teatro e repensava minha relação com a arte e com o mundo, a catarse curou certas ranhuras, mas o teatro re-arromba essas feridas a cada ensaio e essa é a melhor forma de cura, acostumar-se a dor implacável e aproveitar essa solidão para transformar tudo isso em poesia para um novo teatro.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

" Igor -Só isso pode mudar as coisas... A melodia das coisas. Porque se você cria um som, uma música, você conversa com as coisas, entende? Conversa com o sentimento das coisas, com o sentimento das rochas, a única coisa que burla o egoísmo é a caridade da poesia, entende? Poesia é poesia pra todo mundo, depois de escrita não da pra regular a beleza... Se você convence alguém, que existe algo de bonito nas coisas, aí você faz que nem naquela música, você cria um sonhador... Eu sou bruto, mas queria fazer música, não teria muita coisa pra dizer... Mas acho que teria muita coisa pra sentir."

- Sensação de Algodão

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Cena cortada.

Ela, aos olhos dele, vestia-se de deficiência perfeita quando nua, ela, refletida nos olhos dele, garantia-lhe uma cegueira seletiva onde somente os braços desapareciam. Nua, sempre perdia os braços, como as musas gregas, perfeita em colo e rosto.

Em troca ela o amava como tudo. Tinha sonhos onde lhe dava um filho por dia, sonhos onde ela mesma botava ovos e ficavam os dois diante da luz lambendo os ovos perfeitos botados por ela e fecundados por ele. Eles tinham filhos todos os dias. Não lhe bastava amá-lo como mulher, ela gostaria de existir como qualquer fêmea do mundo, se assim ele fosse o objeto do seu afeto. Ela apaixonada em qualquer espécie, mesmo que galinha, mesmo que nessa sua nova configuração de ser vivo ela precisasse carregar um nome no diminutivo “galinha”, “inha”, porque no caso, lhe emocinava ser casada com um galo. Ela sorria ao saber que seu macho vivia uma sociedade com o Sol e que era ele quem comandava o início dos trabalhos dos homens todos os dias. Sem medo algum ela sonhava com essas asas galináceas que não permitem o vôo, ela ao lado dele não via esforço algum em viver para sempre na Terra sem conhecer os suspiros do ar, sem medo algum ela era uma mulher que queria botar ovos para ele, para sempre.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

A Lei
(Raul Seixas)

Todo homem tem direito
de pensar o que quiser
Todo homem tem direito
de amar a quem quiser
Todo homem tem direito
de viver como quiser
Todo homem tem direito
de morrer quando quiser

Direito de viver
viajar sem passarporte
Direito de pensar
de dizer e de escrever
Direito de viver pela sua própria lei
Direito de pensar de dizer e de escrever
Direito de amar,
Como e com quem ele quiser

A lei do forte
Essa é a nossa lei e a alegria do mundo
Faz o que tu queres há de ser tudo da lei
Fazes isso e nenhum outro dirá não
Pois não existe Deus se nao o homem
Todo o homem tem o direito de viver a não ser pela sua própria lei
Da maneira que ele quer viver
De trabalhar como quiser e quando quiser
De brincar como quiser
Todo homem tem direito de descansar como quiser
De morrer como quiser
O homem tem direito de amar como ele quiser
De beber o que ele quiser
De viver aonde quiser
De mover-se pela face do planeta livremente sem passaportes
Porque o planeta é dele, o planeta é nosso.
O homem tem direito de pensar o que ele quiser, de escrever o que ele quiser.
De desenhar, de pintar, de cantar, de compor o que ele quiser
Todo homem tem o direito de vestir-se da maneira que ele quiser
O homem tem o direito de amar como ele quiser, tomai vossa sede de amor, como quiseres e com quem quiseres
Há de ser tudo da lei
E o homem tem direito de matar todos aqueles que contrariarem a esses direitos
O amor é a lei, mas amor sob vontade
Os escravos servirão
Viva a sociedade alternativa
Viva Viva

Direito de viver, viajar sem passaporte
Direito de pensar de dizer e de escrever
Direito de viver pela sua própria lei
Direito de pensar de dizer e de escrever
Direito de amar, como e com quem ele quiser

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Carlinhos contraía todos os músculos do corpo, não queria parecer flácido. A cama rangia e a imagem mental de Odete os fez paralisar no mesmo instante. Olharam-se, sorriram e concordaram (mudos) que deveriam continuar. Carlinhos olhou para o chão acarpetado, aos poucos foi criando uma avalanche de corpos, terminaram no chão e só então Sarah entregou-se de verdade, jogada no chão olhando para baixo da cama, reparou em um copo cheio de formigas, Carlinhos em sua melhor performance agradou. Sarah satisfeita, abriu a boca para falar alguma coisa, não tinha fôlego, falou sem voz e riu, muda, da própria exaustão. Otávio fora eclipsado pela química dos dois, então Sarah levantou-se, Carlinhos escutou barulho de água e ela voltou com uma toalha branca, jogou-lhe na cabeça e disse com jeito de menina:

- A gente tá namorando?



... Sarah foi gentil e doce, foi para a cozinha e cozinhou, queria ser lembrada também com algum sabor, quis ser única em alguma coisa e em alguma sensação:

- Eu cozinho! Cozinho pra você!


Trocaram-se juntos. Carlinhos ficou pronto por último por vez ou outra olhar para Sarah vestindo-se, como se não tivessem transado, ainda tinha curiosidade no corpo da menina, Sarah com o cabelo curto curvando-se no ombro, Sarah era sensual por natureza, e a natureza das coisas lhe parecia banal, o móvel de madeira constragido de ser constituído por no máximo 5 materiais... E ela, aos olhos dele, existia naquele quarto a partir de milhares de fibras, minerais e ajeitos do universo.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O "resta um" ainda é a imagem, que para mim , melhor definiu o unvierso.

Jogo, game e procura. A busca pelo preenchimento de um espaço que não se pode definir, um lugar que precisa ser absorvido e aceito como ele é: imperfeito.

O "resta um" é um importante exercício de "desperfeição".

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Envelhec(EU)

Hoje passei na frente do meu antigo colégio e vi as carinhas primárias que do auge do meu terceiro colegial eu ignorei. Hoje vi com outros olhos, eles crescidos com marca de barba, cigarros e namoradas nos braços. Elas com peitos, batons e namorados nos braços. O olhar deles mudou, agora eles não olham para ninguém, só olham pra si. Eu parado esperando o ônibus, me vi na pele dos velhos, os velhos que eu observava quando saía do colégio, esse povo infeliz que espera ônibus enquanto a juventude sai do colégio para viver aventuras como almoçar e dormir a tarde toda.

Uma menina morena passou e ficou me olhando, olhei, reparei que deveria ter uns 15 anos, ela (como eu já devo ter feito) ficou me olhando profundamente como se perguntando para onde que a gente vai com 20 anos no ponto do ônibus ao meio dia de um sábado ... Eu também não sei.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

conversa mecânica para evitar a vingança

Fato: Meu pai bate em um carro. Arranha. Conversa com a proprietária e vamos lá, um risco!A gente paga, sem problemas, mil? Dois mil? - Mesmo a culpa sendo da senhora, tudo bem, não queremos problemas, nós BRASILEIROS não queremos problemas.

Meses depois: Chega uma carta e eis que a JUSTIÇA BRASILEIRA ( pátria dos brasileiros) foi acionada em 20 mil reais na condição do acidente do FOX 2010 COM O CARRO XXX DA DONA XXX.

Eu penso: Qual seria o certo? Ir à justiça, conversar, atestar, protelar e aceitar o que a justiça ACREDITAR como "certo"?

OU
Educar um mundo?

Ligar para a tal senhora e dizer "mas não eram 2 mil no máximo?", e percebendo a má fé pensar em fórmulas para o escambo e sugerir formas de pagamento.

Exemplos:
Sequestro (hipotético)
Assassinatos dentro da árvore genealógica dela (hipotéticos)
Ameaças de bomba (hipotéticas também)
E por quê não fazemos isso?

Porque somos educados, civilizados, estudados, estruturados e honestos.

E essa senhora? Por que ela fez isso?

Porque se julga especial, ela merece os bens providos pelo dinheiro muito mais do que o ser que trabalha por ele, essa senhora de fato acredita que o mundo lhe deve algo e acredita também que trata com pessoas de bem em todos os atos de sua vida, e hoje eu torci muito para que o proprietário do FOX 2010 não fosse meu pai.
se as pessoas sempre imaginassem que o desconhecido é um terrorista, um matador, um assassino?

A LEI FARIA ALGUM SENTIDO?
OS NOSSOS DIREITOS SERIAM RESPEITADOS SE FOSSEMOS TODOS POSSÍVEIS MATADORES? E SAIBAM: SOMOS.

Por onde se esgueira a má fé? No caso a notificação acusa que o sujeito do FOX 2010 falava ao telefone e meu pai não falava ao telefone.

A situação desta senhora se complica com estas evidências e se fosse eu mesmo a justiça, como muitos são, DIANTE DESTAS EVIDÊNCIAS eu a teria condenado.
E por que não condeno? Porque em mim equilibram-se princípios, moral e ética, neste caso eu a condeno socialmente, eu a condeno com a palavra e julgo-a um lixo social, um parasita que é o reflexo do pior que existe no Brazil com Z, essa merda toda que importamos desde o primeiro carnaval. ESSA MULHER MALANDRO DE TERNO BRANCO.

E essa é a nossa sútil diferença, ela faz com que eu queira educar melhor os meus futuros filhos, mas eu não fosse eu, ela faria com que eu deixasse os filhos de alguém órfãos, os dela por sinal. Se eu fosse um bandido existiria mais lei e ela sabe disso.

E fica a pergunta, na primeira mulher ok, na segunda a gente releva... Mas e quando eu tiver 59 anos e tiver perdido meus pais, tiver um pouco triste com a vida, e aí? E se me cobram 10 vezes mais do que eu devo?

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

política mal feita : a arte de doar aos escravos.